quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Irmandade


Confraternidade, Intimidade – 2. Associação, Confraria, Liga.

Digo sempre que o motociclismo é uma grande irmandade, e neste caso, esta palavra vem tomando uma outra conotação, mais abrangente, mais forte.

Irmandade, quando falamos de motociclismo, transcende o significado de associação ou liga. não precisa haver nenhuma intimidade para que dois motociclistas que nunca se viram antes, se encontrem numa estrada e se ajudem mutuamente ou simplesmente conversem sobre suas máquinas, trocando informações, experiências, conselhos e depois talvez nunca mais se encontrando de novo, isto é ser motociclista.

Irmandade vem de irmãos, neste caso, não de sangue, mas de gasolina, de asfalto, de graxa, de couro, de estrada. todos de diversas partes do país e do mundo, falando de voltas diferentes, línguas diferentes e de culturas diferentes mas com uma paixão em comum, que é sentir o vento no rosto e o asfalto ou a terra passando por baixo, e sabendo exactamente o que quer dizer liberdade, o mais antigo anseio do homem.

Esta irmandade tem um código de honra silencioso, quase secreto, que nunca precisou ser escrito, mas quem faz parte disto já nasce sabendo. este código reza não deixar um irmão na estrada, não conhece o valor do dinheiro e ensina que todo motociclista na estrada merece respeito independente da marca ou cilindrada de sua moto.

Quem é mais motociclista? um garoto que passa o dia em cima de sua scooter, e a noite sonhando com sua moto de maior cilindrada, ou um empresário bem sucedido com sua moto caríssima que só sai da garagem num reboque de sua pick-up importada?

É fácil diferenciar os proprietários de motociclos, que nunca farão parte desta irmandade, dos motociclistas, que podem não ter capital para a moto de seus sonhos, mas nasceram com o inst que faz com sintam uma vontade irresistível de sair ao encontro de outros irmãos, numa migração pelas estradas do mundo, como acontece com os animais selvagens.

A estes selvagens motociclistas e meus irmãos, meu eterno respeito.

Aos simples proprietários de motos, meus sentimentos.

Motociclistas: a união faz a força. a força está aí nas ruas e estradas, só falta a união. Uma união sem preconceitos infundados, uma união com respeito para sermos respeitados. Temos um grande função neste mundo, irmanar os povos e desarmar aquela noção de fronteira.

Use capacete.


A Importância do Capacete

por Márcio Aguiar


As estatísticas nacionais de trânsito nos pintam um quadro alarmante da realidade enfrentada todos os dias por milhares de brasileiros. Segundo estes números, aproximadamente 90% dos acidentes no trânsito envolvendo vítimas têm como causa os condutores de motocicletas. Só o hospital Santa Casa de São Paulo atende aproximadamente 70 casos de acidentados ao mês, dos quais a imensa maioria é representada por motociclistas ou suas vítimas.

E estes acidentes se devem às mais diversas causas, como o stress vivido nas ruas das grandes cidades, o desrespeito às leis de trânsito, entre outras. O resultado disso pode ser percebido nos levantamentos realizados pelas autoridades de trânsito. Só para se ter uma idéia em 2004, Santa Catarina contabilizou um total de 2855 ocorrências de autuações de motociclistas que não estavam utilizando capacetes e em 2005 (até Julho) este número já chegava a 2152 ocorrências, mostrando um crescimento exagerado neste tipo de infração, que demonstra a pouca importância dada a este equipamento de segurança.

Quando se questiona alguém que não utiliza capacete, a primeira pergunta que se ouve é: “O capacete protege mesmo em caso de acidentes?”. Para isso é importante lembrar a definição dada pela Portaria 086, publicada pelo Inmetro, sobre este tema. Diz ela “capacete é o equipamento para condutores e passageiros de motocicletas e similares que, quando utilizado corretamente, minimiza os efeitos causados por impacto contra a cabeça do usuário em um eventual acidente”.

Por isso devemos sempre ter em mente que o capacete protegerá o usuário desde que utilizado corretamente, ou seja, afivelado, com todos os seus acessórios e complementos, fabricado por uma empresa idônea. E por isso é importante verificar se o capacete apresenta o selo holográfico na região da nuca, pois esta é a garantia de que este capacete foi testado de acordo com as normas estabelecidas pelo Inmetro, por um organismo de certificação competente.

O IQA realiza um trabalho de certificação de alguns dos maiores fabricantes de capacetes do país, como a Starplast e HGF, assegurando ao consumidor que estes tem todo o potencial de protegê-lo dentro dos padrões esperados, garantindo-lhe maior confiança no produto que adquirem. E também participa das comissões técnicas que definem as regras para a produção e certificação destes capacetes, prestando um serviço à comunidade, contribuindo, assim, para minimizar os efeitos do trânsito moderno.


Márcio Aguiar
Auditor Líder
Instituto da Qualidade Automotiva - IQA