terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Conversando com Deus.



1. CONVERSANDO COM DEUS

Como podemos ter a certeza de que Deus nos ouve quando oramos?

"Invocar-me-eis e vireis suplicar-me, e EU VOS ATENDEREI. Buscar-me-eis e Me encontrareis se Me procurardes de todo o coração." Jeremias 29, 12-13.

Que certeza Jesus nos dá de que nos ouve e responde às orações?

"Digo-vos pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á." Lucas 11, 9.
.
A oração é uma conversa que envolve falar e ouvir. É isto que Jesus nos promete:

"Olha que Eu estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, Eu entrarei na sua casa e cearei com ele, e ele comigo." Apocalipse 3, 20.

Como é possível sentar-se e ter uma boa conversa na hora de jantar, com Cristo?
Primeiramente, apresentando-Lhe em oração o que se passa no nosso coração. Segundo, ouvindo-O atentamente. Ao meditarmos em oração, Deus fala directamente connosco. E, ao lermos a Palavra de Deus com devoção, Deus fala-nos através de suas páginas.
A oração pode-se tornar num estilo de vida para o cristão.

"ORAI SEM CESSAR. Em tudo dai graças. Esta é, de facto, a vontade de Deus a vosso respeito em Jesus Cristo." I Tessalonicenses 5, 17-18.

Como podemos orar "continuamente"? Precisamos de ficar de joelhos todo o tempo ou repetir continuamente frases de adoração e petição? Claro que não. Devemos viver tão intimamente ligados a Jesus, de forma a que possamos ter liberdade para falar com Ele a qualquer hora e em qualquer lugar.
Entre as pessoas, na rua, ou no meio de uma transacção comercial, podemos elevar a Deus um pedido, solicitando o apoio divino... A porta do coração deveria estar constantemente aberta, pedindo sempre a Jesus para habitar em nós, como hóspede celestial.
Uma das melhores maneiras de desenvolver este tipo de relação íntima é aprender a meditar enquanto oramos.

"Que o meu Cântico Lhe seja agradável, pois no SENHOR encontro a minha alegria."Salmo 104, 34.

Não ore, apresentando rapidamente a sua lista de pedidos. Espere. Ouça. Um pouco de reflexão durante a oração pode enriquecer grandemente o seu relacionamento com Deus.

"Aproximai-vos de Deus, e Ele aproximar-se-á de vós…" Tiago 4, 8.

Quanto mais perto chegarmos de Jesus, mais seremos capazes de experimentar a Sua presença. Por esta razão, continue a falar sempre com Jesus através dos seus pensamentos. Não se preocupe com as palavras certas, apenas fale honesta e abertamente com Ele. Fale sobre tudo. Ele (Jesus) teve que passar pela própria agonia da morte para poder tornar-se seu Amigo Íntimo.

2. COMO ORAR

Quando entrar em oração, talvez deseje seguir o esboço da Oração do Senhor, o modelo de oração ensinado por Jesus aos Seus discípulos em resposta ao pedido: "Senhor, ensina-nos a orar".

" ‘Pai nosso, que estás no Céu, santificado seja o Teu nome, venha o teu Reino; faça-se a Tua vontade, como no Céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal.’ Porque se perdoares aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará as vossas." Mateus 6, 9 a 14.

De acordo com o padrão que Jesus deu, na Sua oração, devemos dirigir-nos a Deus, como nosso Pai celestial. Peça-Lhe que a Sua vontade tome conta do seu coração, da mesma forma que essa vontade é feita nos céus. Nós O buscamos para saciar as nossas necessidades físicas, obter perdão, e para ter uma atitude de perdão para com os outros. Lembre-se de que a nossa capacidade de resistir ao pecado vem de Deus. A oração de Cristo termina com expressões de louvor.

Noutra ocasião, Jesus ensinou os Seus discípulos a orarem ao Pai "em Meu nome" (João 16, 22), isto é, para orar em harmonia com os princípios de Jesus. Esta é a razão pela qual os cristãos normalmente terminam as suas orações com as palavras: "Em nome de Jesus, Amém!" O amém é uma palavra hebraica que significa "Assim seja!".

Apesar da Oração do Senhor nos dar directrizes sobre o que orar e como formular uma oração, a nossa comunicação com Deus funciona melhor como uma composição espontânea de nosso coração.

Podemos orar sobre qualquer coisa. Deus convida-nos a orar pelo perdão dos nossos pecados (I João 1, 9), pelo aumento de nossa fé (Marcos 9, 4), pelas necessidades da vida (Mateus 6, 11), pela cura do sofrimento e da dor (Tiago 5, 15), e pelo derramamento do Espírito (Zacarias 10, 1). Jesus assegura-nos que podemos entregar todas as nossas necessidades e preocupações a Ele; nada é muito pequeno que não seja motivo de oração.

"Confiai-Lhe todas as vossas preocupações, porque Ele tem cuidado de vós." I Pedro 5, 7.

O nosso Salvador está interessado em cada detalhe de nossas vidas. O seu coração fica feliz quando os nossos corações O alcançam em amor e fé.